07/08/2017 - Franquia

Como ter um negócio home office pode ajudá-la a ser uma mãe melhor?

MM_Como-ter-um-negocio-sem-escritorio-pode-ajuda-la-a-ser-uma-mãe-melhor-post---DI---07082017

Trabalhar em casa, ser o seu próprio chefe e ter flexibilidade de horário é o sonho de muitos. Mas para quem tem filhos, muitas vezes este modelo de trabalho deixa de ser apenas um sonho e passa a ser uma necessidade. Como a divisão de cuidados com a família ainda é compartilhada de forma desigual entre homens e mulheres, é comum ver mães sofrendo para conciliar carreira e maternidade.

Muitas sofrem uma batalha interna diária, pois sentem que estão perdendo o crescimento dos filhos, ao mesmo tempo em que gostariam de se dedicar mais ao trabalho. A falta de tempo para o lazer com as crianças e a dificuldade de acompanhar o desempenho escolar estão entre algumas das angústias vividas pelas mães que trabalham fora.

Diante destes dilemas, algumas consideram largar tudo para se dedicar à maternidade em tempo integral, mas esta não é uma alternativa possível ou desejada por todas. Para quem não quer abrir mão de uma coisa nem de outra, o ideal é buscar um ponto de equilíbrio que permita conciliar o trabalho com a maternidade de uma forma mais saudável.

Neste contexto, trabalhar em casa e ter mais tempo para vivenciar a maternidade é algo cada vez mais desejado, e tem sido alcançado por diversas mulheres. Existem muitas opções de negócios e franquias que possibilitam uma jornada de trabalho mais favorável para conciliar com as demandas familiares.

Tudo dependerá de muita organização, dedicação e preparo. O primeiro passo é decidir com o que quer trabalhar, quanto tempo precisará se dedicar diariamente, quanto pode investir e o quanto quer ter de retorno financeiro. Feito isso, é hora de entrar em ação.

Colocando em prática

Dependendo do tipo de negócio, será necessário ter um espaço adequado em casa, de preferência com interação limitada entre o trabalho e a vida pessoal. Ter um espaço dedicado ao trabalho é primordial, até para que os filhos entendam que, enquanto a mãe estiver ali, é a hora de trabalho e as interrupções devem ser as menores possíveis.

Uma ideia é montar uma mesa ou um cantinho de estudo e lazer para as crianças. Outra saída é concentrar o tempo de trabalho nos períodos em que os filhos estiverem ausentes de casa, na escola ou em atividades extracurriculares, por exemplo, ou quando outro adulto estiver presente em casa para dar suporte para as crianças. Em todos os casos, ser eficiente e produtiva será primordial para o negócio dar certo.

Se você optar por algo flexível, como ter um negócio funcionando 100% online, a necessidade de organização deve ser ainda maior, visto que você não terá horário para começar e acabar, nem pausas ou certas obrigações que só quem trabalha em um escritório tem.

É importante definir uma rotina para conciliar o trabalho com as atividades do lar e a maternidade. Ter um trabalho mais flexível não significa, necessariamente, que você irá trabalhar de qualquer jeito e com menos responsabilidade. Agora você é a sua própria chefe e deve cobrar dedicação e resultados diariamente para que o trabalho dê certo.

Em meio a tudo isso, conciliar a rotina de dona de casa e mãe é um desafio. Ao começar um novo negócio, é importante definir alguns horários para os três departamentos: trabalho, casa e filhos. A ideia de ter o seu próprio negócio e trabalhar home office ou com pequenas visitas a possíveis clientes e reuniões esporádicas é, justamente, para ter mais tempo e dedicar-se mais aos outros dois departamentos.

Organizar-se para isso e ter tempo para buscar os filhos na escola, fazer as refeições juntos e ajudá-los em projetos escolares é primordial para um relacionamento saudável com o seu bem mais precioso, e pode ser vivido sem deixar de se realizar como profissional. Parece um sonho, mas é algo possível de ser alcançado hoje em dia, com determinação e foco.

Deixe seu comentário

  • Cristiane agosto 17, 2017

    Gostei do artigo gostaria de mais informações! Estou vivendo exatamente isso em minha viva rs.

    • admin agosto 17, 2017

      Olá Cristiane, bom dia!
      Ficamos muito felizes com o seu interesse!
      Logo em breve entraremos em contato 😉

  • Vanessa Lessa agosto 15, 2017

    Gostaria de mais informações.

    • admin agosto 16, 2017

      Olá Vanessa, bom dia!

      Ficamos muito felizes com o seu interesse!
      Logo em breve entraremos em contato.