08/11/2017 - Franquia

Estratégias para aumentar as vendas nas datas comemorativas

Estratégias para aumentar as vendas nas datas comemorativas

De extrema importância para as vendas do comércio em geral, as datas comemorativas costumam atrair milhares de consumidores às lojas em busca de presentes. Também significativas, além das celebrações fixadas no calendário anual, são as celebrações pessoais como aniversário, comemoração de anos de namoro ou casamento e lembranças espontâneas que podem virar motivo de festa.

Independentemente da intenção, as empresas precisam estar preparadas para atender a toda essa demanda e criar boas oportunidades para conquistar os clientes. No modelo de franquias, algumas marcas já estão inseridas em subsegmentos evidentemente ligados ao ato de presentear, como o de acessórios e semijoias, vestuário, cosméticos e perfumaria. Mesmo para elas é fundamental ter estratégias elaboradas para aproveitar melhor essas datas.

  • Escolha as datas comemorativas que mais combinam com a sua loja

Saber filtrar quais celebrações são mais oportunas para a empresa pode otimizar os investimentos com ações promocionais e estoque. Para chegar a esta conclusão, é importante saber quais são as características e as necessidades dos clientes.

  • Prepare o estoque com antecedência

Um dos piores pesadelos de um lojista é perder a venda por falta de produto. Isso pode ser evitado com um planejamento anual de datas comemorativas, para que o estoque seja abastecido com antecedência. Este processo pede uma análise detalhada do histórico de vendas para identificar quais são os produtos mais procurados para cada objetivo específico.

  • Crie ações personalizadas

Criatividade é um elemento mais do que necessário na hora de desenvolver uma campanha de marketing que seja diferente das outras marcas presentes no mercado. Apenas a palavra promoção causa grandes impactos com os consumidores, mas sem segmentação e uma estratégia assertiva os resultados podem não atender às expectativas.

De acordo com Marcos Pertile, diretor administrativo da franquia de semijoias Mapa da Mina, os meses com alguma data comemorativa sempre obtêm maior rentabilidade, ajudando no equilíbrio dos meses de menor faturamento. “Nós temos três datas mais importantes: Dia das Mães, responsável por 50% de aumento nas vendas, Dias dos Namorados, com aumento de 30%, e o Natal que impacta 100% no faturamento”. Aproveitá-las passa a ser obrigação.

Portanto, é preciso estar atento a todas as datas comemorativas e se preparar previamente para atender as demandas que vão surgir. Produtos em estoque e nas gôndolas, bom atendimento e pesquisar as tendências certamente vão fazer suas vendas aumentarem mais.

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