14/11/2017 - Franquia

As vantagens de ter uma microfranquia

As vantagens de ter uma microfranquia

Seria uma microfranquia uma franquia em tamanho menor? Suas unidades seriam pequenas lojinhas? Essas são dúvidas bastantes pertinentes em relação a este conceito. Na verdade, a microfranquia segue os mesmos padrões de uma franquia tradicional, porém com valor de investimento muito menor. E para que isso seja possível existem algumas diferenças bastante relevantes.

A principal delas tem a ver com o ambiente de trabalho. A microfranquia tem como essência o conceito home based, uma variação do home office, que nada mais é do que uma empresa em sua residência. Esta prática tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, seguindo uma tendência mundial. Especialistas afirmam que, num futuro próximo, o modelo deve ser adotado por mais da metade da população brasileira. Parece inacreditável, mas não faltam motivos para que a prática do home based seja, de fato, considerada. E você sabe quais são as vantagens de ter uma microfranquia?

Confira abaixo:

Benefícios de trabalhar em casa

Montar um escritório dentro de casa é, na verdade, a solução para diversos problemas enfrentados hoje em dia. Principalmente em grandes metrópoles, onde o trânsito e o transporte público dificultam a locomoção para um ponto fixo, o modelo home based pode representar um enorme ganho de tempo, tanto para o trabalho como para a vida pessoal.

Outra consideração relevante tem a ver com os horários de trabalho, que costumam são muito engessados, causando grande desgaste psicológico nos ditos empregos convencionais. Neste caso, não somente o fato de trabalhar em casa, mas a circunstância de ser seu próprio chefe, representa uma grande melhoria na qualidade de vida.

Um novo jeito de trabalhar

Com o home based, a empresa não possui um espaço físico específico. Seu local de trabalho, inclusive, pode variar de acordo com a sua demanda. É possível resolver as coisas de casa, de um escritório de coworking, ou, até mesmo, a partir de outra cidade. Uma microfranquia home based também tem a vantagem de ter uma estrutura enxuta, com poucos colaboradores.

Na maioria das vezes, aliás, o negócio é tocado apenas pelo proprietário, o que garante um maior controle sobre todas as atividades e demandas. Precisou resolver alguma coisa durante o dia? Não tem problema, já que este modelo não possui horário fixo e o franqueado tem total flexibilidade para trabalhar e adaptar sua agenda aos compromissos pessoais.

É claro que não existem, também, salários programados. Então a remuneração vai depender do quanto essa microfranquia se desenvolveu durante o mês. Para isso é necessário que o franqueado possua boa capacidade organizacional, sabendo dividir o tempo de maneira produtiva para fazer com que o negócio prospere.

Baixo investimento

Todos os pontos levantados podem ser de grande vantagem para o empresário que escolhe por investir em uma microfranquia. Mas o maior diferencial deste modelo é, sem dúvida, o custo. Ainda estarão presentes as despesas comuns a uma franquia convencional, como taxas e afins. Porém, como não há gastos com loja física, reformas, aluguel, mobílias, e equipe, torna-se uma opção muito mais acessível para aqueles que buscam investir no seu próprio negócio.

Em geral, essa é uma excelente opção para quem tem a vontade de empreender em um negócio próprio, mas possui poucos recursos, ou para quem acabou de perder o emprego e gostaria atuar de forma independente. No entanto, é preciso ter disciplina e foco para que todas as atividades sejam cumpridas com qualidade e prazo corretos. Como o trabalho será desenvolvido de casa, há grandes chances de distrações como TV, telefone ou atividades domésticas. É preciso estipular e seguir os horários em que gostaria de gerir sua microfranquia, para que nada atrapalhe o seu desenvolvimento.

Se você curtiu esse texto, aproveite para seguir nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!

 

Deixe seu comentário