03/01/2018 - Franquia

Como gerenciar mais de uma franquia?

notebook mulher - texto Como gerenciar mais de uma franquia?

Possuir uma franquia já é algo que requer muita pesquisa, organização e preparação do empreendedor. Aos conhecidos como multifranqueados – aqueles que têm mais de uma franquia – então, o trabalho é, de certa forma, dobrado. Segundo a ABF, essa prática já é muito adotada na Europa e nos Estados Unidos e está virando a realidade de muitos também no Brasil.

Muitas franquias, procurando suprir e atender esse tipo de público, agregar valor à marca, potencializar sua participação no mercado e ofertar ao seus franqueados a possiblidade de atender diferentes públicos, adotam vários modelos de negócios como loja, quiosque e home based, por exemplo.

Para o franqueado, ser dono de mais de uma unidade em modelos diferentes da mesma rede de franquias é uma vantagem, pois ele não precisará estudar e aprender sobre um novo mercado, e as chances de alavancar seu negócio e expandir seu faturamento são maiores.

Um grande benefício para multifranqueados que escolhem investir e atuar em uma segunda unidade da mesma franquia é que, ao surgir a necessidade de realocar funcionários ou preencher cargos de gerência, por exemplo, é possível analisar e selecionar colaboradores em todas as operações. Sem contar que a facilidade em lidar com controle de estoque e fluxo de caixa de negócios semelhantes é um diferencial.

Mas, alguns pontos são primordiais para a boa gestão e expansão dos negócios. Saber identificar e investir em bons funcionários, é o primeiro deles. Eles são o primeiro contato com cliente. É necessário que tenham uma filosofia alinhada à do negócio e que o ambiente de trabalho seja o melhor possível.

Além disso, colaboradores preparados e de confiança, tem autonomia e capacidade nos momentos de crises ou na hora de resolver pequenos problemas, permitindo que o franqueado foque sua preocupação e dedique maior tempo às questões mais estratégicas.

Fazer um bom planejamento e contar com programas de controle e gestão é o segundo destaque. Softwares e recursos digitais permitem acompanhar tudo de perto. Assim não é necessário realizar visitas frequentes em todas as suas unidades.  Existem programas que mostram o rendimento dos colaboradores, quais serviços/produtos mais vendidos, ticket médio de clientes, etc. Com todos estes dados, fica mais fácil e assertivo tomar decisões gerenciais.

Equipe e gestão, aliadas ao comprometimento e envolvimento do franqueado no dia a dia de trabalho das suas franquias serão fatores decisivos para o crescimento saudável dos negócios.  Afinal, se uma vez deu certo, é só seguir a receita e se esforçar para que o segundo saia melhor que o primeiro. As chances rumo ao sucesso são grandes.

 

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