01/03/2018 - Dica Franquia

5 aplicativos para aumentar a produtividade na sua franquia

5 Aplicativos - Texto

A gestão de um negócio é sempre um grande desafio. Entretanto, os empresários que recorrem à praticidade dos aplicativos para smartphones podem tornar essa tarefa mais simples. Diante de tantas responsabilidades e compromissos no dia a dia, todo recurso é bem-vindo quando se trata de armazenamento de dados na nuvem, anotações de ideias, organização de pendências, controle financeiro e de estoque, e divisão de trabalhos em equipe. Tudo isso por meio de alguns toques na tela!

Veja, a seguir, cinco aplicativos que irão aumentar a produtividade na sua franquia — sendo que um deles é uma inovação do Mapa da Mina.

1) Team Pomodoro

Se o seu desejo é fazer a gestão do tempo e ainda não ouviu falar do método Pomodoro, você realmente precisa desse app! Esse método consiste em um cronômetro de 25 minutos para focar no desempenho das tarefas do dia. Durante esse período, é importante ficar totalmente livre de distrações — inclusive a configuração do aplicativo permite a ativação automática do modo silencioso do aparelho — e, ao cumprir esse tempo, a ideia é uma pausa de cinco minutos. Ao completar quatro “pomodoros”, o tempo de pausa é maior — entre 10 e 20 minutos.

Parece uma missão simples, e realmente é! Mas para quem acha que tem a obrigação de estar atento a tudo o tempo todo, a tarefa fica desafiadora, já que as distrações são maiores. Entretanto, esse método elimina a sensação de tempo perdido e as tarefas do dia ganham forma até serem concluídas e eliminadas do próximo aplicativo

2) Asana

No Asana é possível organizar as tarefas entre os membros de uma equipe, determinar prazos e controlar o passo a passo dos trabalhos desempenhados. Por meio da criação de projetos, é possível listar da maneira que achar melhor os processos da sua empresa e da sua equipe. Geralmente, o mais utilizado é o método japonês Kanban, no qual as tarefas são divididas em três colunas: To Do, Doing e Done — A Fazer, Fazendo e Feito.

Com esse aplicativo também é possível obter relatórios de progresso dos projetos e a análise do desempenho dos membros do grupo. Outra vantagem desse recurso é a integração com o e-mail, facilitando o envio de materiais e notificações de tarefas.

3) Drive

Esse é o ambiente perfeito para reunir arquivos e encontrá-los com facilidade, sejam em texto, áudio ou vídeo. Por estar sincronizado entre todos os dispositivos (móveis ou desktops), a ferramenta do Google permite o acesso a qualquer hora e lugar, o que acaba otimizando o fluxo de trabalho.

Com o plano gratuito é possível utilizar 15 GB para guardar na nuvem os seus arquivos. Entretanto, há opções pagas para obter mais espaço de acordo com a sua necessidade.

4) QuickBooks ZeroPaper

Se a organização das pequenas tarefas do dia depende de muita atenção e disciplina, quem dirá a gestão financeira. Esse aplicativo foi desenvolvido exatamente para isso. Nele é possível acompanhar o fluxo de caixa do seu negócio online, fazendo do controle de receitas e despesas uma tarefa mais simples, e a tomada de decisões mais assertiva.

5) Mapa da Mina desenvolve o próprio aplicativo de gestão de estoque

Atenta ao desenvolvimento do mercado e às necessidades práticas dos franqueados, a franquia de semijoias Mapa da Mina desenvolveu o próprio app para realizar a gestão de estoque do modelo Express. Por ter uma operação descentralizada, com produtos expostos e vendidos por meio de torres em estabelecimentos comerciais, o aplicativo otimiza os processos de reposição de peças e controle de estoque.

“A ferramenta facilita o recebimento, conferência e vendas dos produtos. Sendo assim, o franqueado não precisa estar presente para saber quais os produtos vendidos e, assim, providenciar a reposição. Além disso, o aplicativo gera relatórios de vendas, comissões e também dispõe do portfólio completo da franqueadora para pedidos”, ressalta Marcos Pertile, diretor administrativo do Mapa da Mina.

Agora, se você também tem interesse em melhorar a contratação da sua equipe e não possui um aplicativo para isso, veja as nossas dicas para manter os funcionários na sua franquia e continue aumentando a produtividade na sua unidade!

Deixe seu comentário