21/07/2017 - Franquia

É possível abrir uma franquia com R$ 50 mil?

MM_É-possível-abrir-uma-franquia-com-R$-50-mil---post---DI---19052017

Quem deseja empreender precisa considerar várias questões antes de colocar em prática um novo negócio, como os riscos envolvidos, os aportes iniciais necessários e as vantagens e desvantagens de se começar algo inédito ou de apostar em um negócio já referenciado no mercado, com resultados sólidos.

Na maioria dos casos, uma alternativa interessante é analisar o mercado de franquias, onde é possível encontrar marcas com custos menores – as chamadas microfranquias – e com plano de negócios já estruturado.

De acordo com o último levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as microfranquias apresentaram crescimento de 45% entre 2013 e 2016, passando de 384 para 557 unidades. Em relação a valores, para um investimento médio de até R$ 90 mil existe uma série de opções nos mais variados ramos de negócios, como beleza, alimentação e acessórios.

A franquia Mapa da Mina, por exemplo, possui o Modelo Express que tem investimento a partir de R$ 50 mil. Neste modelo, os produtos são expostos em torres, colocadas em estabelecimentos parceiros. Cabe ao franqueado estabelecer as parcerias para geração de vendas e realizar a administração dos estoques.

O que considerar antes de começar?

Para quem está considerando investir em uma franquia, um grande diferencial é entender o mercado e analisar qual é o melhor momento para começar a sua atuação. Além de um senso empreendedor, é importante ter uma boa estratégia de negócios, que ajudará a transformar o investimento inicial em uma fonte valiosa de rendimentos.

Outro cuidado que deve ser tomado pelos empreendedores é procurar uma empresa franqueadora que ofereça confiança, tenha credibilidade no mercado e posicionamento estabelecido. Também é desejável que franqueadora tenha um público definido, ofereça suporte aos franqueados, além de retornos bem traçados.

19/07/2017 - Franquia

O que são as microfranquias, afinal?

MM_O-que-caracteriza-uma-microfranquia_editado---post---DI---19052017

Cada vez mais, cresce no mercado um modelo de negócio que combina os conceitos e os princípios básicos das redes de franquias com oportunidades para quem conta com investimento inicial baixo: as microfranquias. Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), as microfranquias exigem investimento inicial de até R$ 90 mil, considerando gastos com mobiliário, estoque inicial, reforma do ponto comercial, taxa de franquia e capital de giro. Esse é o teto. Em média, há opções no mercado disponíveis para investimentos iniciais entre 44 e 54 mil reais.

Há opções de microfranquias em diversos setores da economia, desde serviços de limpeza e de manutenção do lar, até cuidados com idosos, animais de estimação, beleza, estética, turismo e aulas particulares. Dados da ABF apontam que entre 2013 e 2016, o número de redes que operam com modelo de microfranquia aumentou 45%, passando de 384 para 557 unidades. Deste total, quase 80% das marcas atuam exclusivamente neste formato.

Além do baixo investimento, a microfranquia também é caracterizada pela infraestrutura menor – isso quando ela existe. O franqueado tem a opção de trabalhar home office e sem funcionários, ou escolher uma marca com atuação em quiosques. É importante ressaltar que, ao optar pela microfranquia, o franqueado precisa estar dedicado integralmente ao negócio e realmente colocar a mão na massa para atingir os resultados esperados.

Retorno

Geralmente, as redes de microfranquias estimam um faturamento médio mensal de até R$ 30 mil aos seus franqueados. Já o retorno inicial para redes que trabalham apenas com o modelo de microfranquia é, em média, de 12 meses.

Impacto social

As microfranquias ajudam a impulsionar economias locais e a gerar uma série de vantagens nas comunidades onde atuam. A partir do modelo, pessoas que dificilmente teriam a oportunidade de se tornarem donas do próprio negócio têm a chance de empreender. Estudantes, donas de casa e aposentados, por exemplo, que buscam um complemento de renda, além de desempregados que decidem criar seu “autoemprego”, encontram na microfranquia uma opção para empreender com quem já fez e deu certo.

Antes de investir

Antes de embarcar no mercado das microfranquias, é necessário prestar atenção em alguns detalhes:

  • Confirme se o perfil como franqueado está de acordo com o modelo de negócio. Franqueadoras de microfranquias, em geral, procuram pessoas dispostas a se dedicar integralmente, organizadas, disciplinadas e comunicativas;

 

  • Tenha uma boa rede de relacionamento e automotivação;

 

  • Selecione um negócio na sua área de interesse, alinhado com os seus princípios e valores;

 

  • Tenha confiança na marca. Estude profundamente o plano de negócios da microfranquia e certifique-se de que atende às suas expectativas e alcance financeiro.

 

21/06/2017 - Franquia

Mapa da Mina Lança Microfranquia na ABF Franchising Expo 2017

A rede de franquias de semijoias Mapa da Mina, tem um lançamento exclusivo para a ABF Franchising Expo 2017: seu mais novo modelo de micro franquia, o Mapa da Mina Express.

IMG_4155

Com baixo investimento e alta lucratividade, a marca uniu a praticidade dos tempos atuais, com a inspiração vinda das torres de relógios, para criar o modelo de display que permite o seu negócio em diferentes pontos de venda.

Imagine o seu negócio em diferentes lugares. Essa é a proposta da micro franquia Mapa da Mina! O modelo consiste num pacote inicial de 10 torres.

Ao adquirir a micro franquia, o franqueado irá iniciar um processo de prospecção de seus pontos de vendas. O indicado são os estabelecimentos comerciais que tenham a sinergia com a marca e os produtos Mapa da Mina, como salões de beleza, lojas femininas e de cosméticos.

A partir da negociação, o franqueado irá deixar o display no estabelecimento por meio de contrato de comodato e consignação, e poderá fazer todo gerenciamento do pedido, estoque, entre outras funcionalidades através de um sistema integrado a um aplicativo no PVD, que será oferecido ao franqueado e também ao estabelecimento parceiro.

Gostou? Então aproveite e visite o nosso estande na ABF Franchising Expo 2017, que está acontecendo no Expo Center Norte em São Paulo (Pavilhões Branco e Azul). A feira vai de 21 – 24 de Junho de 2017 – 4ª a 6ª das 13h às 21h – Sábado das 11h30 às 18h30. Mais informações sobre a feira visite o site: www.abfexpo.com.br/pt/a-feira.html

Páginas 1141516171821