24/01/2018 - Franquia

Aprenda a contratar melhor e a manter os funcionários da sua franquia com essas dicas

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Passada toda a fase inicial de avaliação de plano de negócios da franquia, escolha do ponto comercial e assinatura de contrato, chega a hora de iniciar as operações da loja ou quiosque. E para que isso aconteça é necessário montar uma equipe qualificada e que atenda aos objetivos da empresa. Saiba como analisar cada fase deste processo a seguir!

COMO COMEÇAR A CONTRATAR?

1) Pense o perfil desejado para os cargos necessários

Ao levantar junto com a franqueadora quais os profissionais necessários para iniciar as operações no modelo da marca, é importante pensar qual o perfil a ser demandado. O ideal é que este funcionário seja contratado o mais completo possível, seguindo a cultura e os valores da empresa, além de apresentar as formações e competências necessárias para desempenhar a função.

Por exemplo, em uma loja de varejo, o funcionário principal é o vendedor e este, por sua vez, precisa saber lidar adequadamente com o público e estar preparado para trabalhar com metas. E para identificar os mais diferentes perfis de pessoas são utilizadas perguntas de comportamento, em que as respostas servirão de parâmetro para a empresa. A mais clássica é: em determinada situação, como você agiria? E o truque é fazer outros questionamentos parecidos para verificar se as respostas seguirão na mesma linha. Caso negativo, a pessoa estará respondendo algo que, na prática, não será aplicado naturalmente porque o perfil dela é diferente do desejado.

2) Anuncie as vagas de maneira estratégica

Traçando previamente qual o melhor perfil para trabalhar na sua unidade, é possível escolher os meios mais certeiros de anunciar as vagas abertas. O caminho mais convencional é publicar as informações no próprio site da empresa e em agências recrutadoras.

No entanto, as ferramentas mais utilizadas atualmente têm sido o LinkedIn e redes sociais como o Facebook. Cabe ao franqueado observar qual o meio mais eficiente de atingir as pessoas de acordo com o perfil desejado e já conseguir visualizar elementos que vão muito além de um currículo ou uma ficha de cadastro tradicional.

3) Valorize a diversidade na seleção

Muito além das políticas de seleção e do cumprimento de cotas, a busca pela diversidade no ambiente de trabalho contribui essencialmente para a convergência de ideias. Essa prática quando plantada – e enraizada – na cultura da empresa, promove um ganho na competitividade no mercado devido a troca de experiências entre pessoas dos mais diversos grupos de idade, gênero, culturas e com deficiências.

É um modo inclusivo tanto para quem trabalha, quanto para quem é atendido na condição de cliente da marca. Inclusive, esse modo de agir faz com que mais pessoas queiram trabalhar na sua franquia e, principalmente, se manter nela.

QUAIS OS CUSTOS DE UMA CONTRATAÇÃO?

Ao investir em uma franquia, as despesas com o quadro de funcionários já estão previstas no plano de negócios. Isso porque cada marca possui os seus modelos de operação padronizados e, consequentemente, com a quantidade necessária de pessoas a serem contratadas.

Muito além do pagamento salarial, o franqueado tem uma série de benefícios, encargos e obrigações a serem considerados que aumentam mais do que o dobro os custos por cada contratado. E para saber quanto custa ter um funcionário em sua franquia é necessário seguir a lei vigente, a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) atualizada recentemente, onde consta a obrigação dos empregadores sobre FGTS, férias, 13° salário, vale-transporte, vale-alimentação, INSS e aviso prévio.

DEPOIS DE CONTRATAR, COMO MOTIVAR?

O primeiro passo após cada contratação em uma franquia é o treinamento. Com isso é possível ambientar o novo funcionário à rotina da unidade, conhecer as técnicas, produtos e serviços, além de inseri-lo nos processos, cultura e valores da empresa. No entanto, também é importante manter uma reciclagem após um determinado período.

Para manter a equipe motivada no dia a dia, é fundamental envolve-la nos objetivos da empresa, estar aberto às sugestões, acreditar no potencial das pessoas que foram contratadas e, o mais importante, colocar tudo isso em prática. Afinal, os funcionários sabem identificar um líder inspirador.

Quer saber mais dicas sobre o mundo de franquias, desde o início do planejamento até as estratégias de operação? Continue acompanhando os conteúdos exclusivos do Mapa da Mina!

 

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