22/02/2018 - Franquia

Mercado saturado? Que nada! Saiba por que abrir uma franquia em São Paulo é sempre o melhor negócio

Franquia em São Paulo - Texto

Engana-se quem acredita que o mercado de São Paulo está saturado. Para novas ideias, empresas inovadoras e modelos de negócios consistentes, sempre haverá espaço nessa cidade que não dorme. Os empreendedores que souberem lidar com esse ritmo caótico, intenso e superconectado sempre terão vez. E se a proposta estiver no formato de uma franquia em São Paulo, sem dúvida será a união do útil com o agradável.

São Paulo + franquias = casamento perfeito

De acordo com dados preliminares da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o mercado de franquias apresentou faturamento de R$ 163 bilhões em 2017, o que representa crescimento de 8% em comparação com o ano anterior. Além disso, foram registradas 145 mil unidades (+2%) e 1,2 milhão de empregos (+1%). E para 2018 as projeções são ainda maiores.

A mesma entidade fez outro levantamento, dessa vez sobre as cidades brasileiras, com o maior número de unidades e de marcas atuantes na comparação entre os primeiros semestres de 2017 e 2016. No ranking com 30 municípios, nove estão no estado de São Paulo. E adivinha de onde é a cidade que consta na primeira colocação? Exatamente: São Paulo!

O município de São José dos Campos está no topo do ranking e acaba apontando outra tendência de mercado que está no alvo de expansão das franquias: a interiorização. Dos nove municípios apontados no estado de São Paulo, quatro são do interior.

Dados_Motivos para abrir uma franquia em São Paulo

Por que abrir uma franquia em São Paulo?

São Paulo se manteve, pelo sexto ano consecutivo, na primeira colocação no ranking de competitividade dos estados. O levantamento, realizado pelo Centro de Liderança Pública em parceria com a Economist Intelligence Unit e Tendências Consultoria, mostra que São Paulo liderou nos itens infraestrutura, educação, inovação e potencial de mercado. E ficou na segunda posição em segurança, sustentabilidade social e eficiência da máquina pública.

Com isso, pode ser justificada a permanência do estado na primeira colocação entre as maiores cidades do país. Segundo o último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB (Produto Interno Bruto) de São Paulo referente a 2015 representa 10,9% do PIB Nacional.

Expansão de Franquia

Para o diretor administrativo do Mapa da Mina, Marcos Pertile, o estado é o grande foco de expansão da franquia de semijoias. “Como a nossa franquia nasceu no Rio de Janeiro e nós conseguimos marcar forte presença por lá, a expansão para outros estados brasileiros não poderia iniciar por outro estado que não fosse São Paulo. A pretensão é expandir nosso modelo Express na Capital e nas principais cidades do interior paulista”, aponta.

O franqueador ressalta, ainda, a melhoria na economia brasileira para potencializar os negócios. “Entendemos que em 2018, por conta da melhora do cenário econômico, teremos muitas possibilidades de ampliar a presença de nossa marca”, reforçou Pertile.

Agora que você já sabe os motivos de abrir uma franquia em São Paulo, que tal começar a pesquisar qual o melhor ponto comercial para a sua unidade?

Deixe seu comentário